compartilhando...
"O ódio fanático dos anarquistas pela Igreja e a violência extraordinária de seus ataques contra ela durante a Guerra Civil são do conhecimento de todos.(...) Penso que isto só pode ser explicado como um ódio de heréticos pela Igraja da qual esses nasceram. Aos olhos dos libertários espanhóis, a Igreja católica ocupa a posição do anti-Cristo no mundo cristão. É para eles bem mais que um mero obstáculo à revolução. Vêem nela a fonte de todos os males, o corruptor da juventude com sua doutrina infame do pecado original, o blasfemo contra a Natureza e as leis da Natureza, que chamam salud ou Saúde. É também a religião que arremeda, com sua máscara de amor fraternal e perdão mútuo, o grande ideal de solidariedade humana.
Eu diria que a ira dos anarquistas espanhóis contra a Igreja é a ira de um povo fortemente religioso que sente ter sido deserdado e decepcionado. "
Trecho extraído do livro História das idéias e movimentos ANARQUISTAS, eu to lendo e é tri bom, aconselho a leitura a todos, alias aproveitem a feira do livro que começa hoje, uhuu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário