terça-feira, junho 17, 2008

Ritalina da Espinhas?


Hoje recebi um comentário no meu Post Ritalina, publicado um tempo atrás, onde um leitor me perguntou se Ritalina da espinhas.... A principio achei a pergunta meio estranha, mas a verdade é que logo me lembrei de que bem no início, quando eu comecei a tomar o medicamento, aparecia algumas espinhas estranhas em meu corpo, geralmente na perna, ou nos braços, e eram espinhas grandes e doloridas, mas não muito inflamadas... De fato eram meio raras, pois eu nunca tive problemas com espinhas. Mas isso aconteceu por um período muito curto, e depois nunca mais. Na época lembro de ter chegado a suspeitar que talvez fosse por causa da Ritalina, mas como era um período de muitas paranóias na minha vida, (isso aconteceu comigo quando comecei a tomar o remédio...) e também como não incomodou mais depois, eu acabei esquecendo. Enfim, a minha resposta para a pergunta é: "Não sei"! Talvez... Acho que só um especialista poderia dizer se de fato isso aconteceu por causa do medicamento ou não, mas fica aqui constado a minha experiência a respeito, e espero ter ajudado, pelo menos um pouco. Fica aberto os comentários para quem quiser relatar algo a respeito.

Hoje é o Firefox Download Day!


O que isso significa? Que hoje é o dia de baixar o Firefox 3, o novo navegador da Mozilla. E ela esta tentando entrar para a historia e para o livro dos recordes, convocando todos os usuários para baixarem o aplicativo hoje no dia do lançamento Mundial da versão definitiva.
O Firefox 3 é definitivamente o melhor navegador lançado até hoje, entre muitas novas qualidades que ele pode oferecer as principais são a segurança e velocidade de navegação. Se você é usuário do Firefox, vai se satisfazer com a nova versão, se você ainda não é, deve ser ruim da cabeça ou doente do pé. ??? Isso é pra samba ? ah, enfim...
Confira as Novidades do navegador e baixe ele (hoje!) "AQUI" na pagina oficial em português do Download day.

sexta-feira, junho 13, 2008

Friendfeed, testado e aprovado!

A Internet me surprende cada vez mais com as aplicações que são lançadas a cada dia, sabe quando você pensa, "puts como não pensaram nisso antes?", então, eu acho que ninguém inventa nada na Internet, simplesmente ocorrem ideias consequentes de outras ideias, ou seja, na tentativa mútua de se fazer da Internet algo novo e que de dinâmica na nossa troca de informações e facilite muito as nossas vidas, surgem novos conceitos que simplificam uma demanda lógica de se melhorar as coisas. Então, que diabos eu quero dizer com isso? Bom hoje em minha rotina de "Ratinho da Internet" criei coragem em ir testar o Friendfeed, assim como o twitter, começa a surgir um novo nome em termos de simplicidade e facilidade. A principio eu entrei na página e o design gráfico bem simples do site não me agradou muito, e me deu a mesma impressão do que a primeira vez em que eu entrei no Facebook. Não é nada atraente, mas ao superar esse pequeno pré-conceito ja comecei logo a me apaixonar pelo o quê o serviço tem a oferecer-me. O conceito é bastante simples, ele cria um Feed Pessoal "seu", com todas as informações que você compartilha de quase todos os outros serviços que você usa, e agrega em uma fonte única de informação, é algo parecido com o que o face book já fazia com seus "mini-feeds", mas só que funcionava de fato e com maior fluência... O Friendfeed é bem fácil, e sua inscrição é bem rápida. Você entra no site, e começa a marcar todos os serviços que usa de uma forma super pratica, não precisa nem "digitar senhas" (isso sim é um saco), dai ele vai montando tudo em uma página e um canal de RSS só com os seus feedbacks, vídeos que você gostou do You Tube, Sites que aprovou no Stumble, posts de seus blogs, fotos do Flickr e Picasa, suas mensagens do Twitter, musicas que aprovou no Last.FM, enfim, entre mais uma gama de outros serviços da Internet. E pronto, seus amigos podem assinar o canal do seu Feed e você os deles, e você ainda pode interagir socialmente dentro do próprio site e procurar canais (amigos) novos. Hoje mesmo já comecei a usar o serviço, o programa tem toda a cara de que não vai vingar no Brasil, assim como o Facebook ainda não vingou muito, mas pra mim basta que vingue com os meus amigos que ele já funcionará! Pra quem não tem Facebook, e usa bastante o Leitor RSS, ele é bem útil. Ou até mesmo para aqueles "sub-ratinhos" da internet que gostam de se manter atualizados pelos amigos para se gabar de sabichão depois pros outros, taí uma Mão na Roda!

quinta-feira, junho 12, 2008

BMW GINA Light Visionary


Podem falar o que quiser, mas eu sou tri paranóico com esses lances de tecnologia... Esse novo conceito da BMW batizado de GINA é feita por uma Material muito estranho que eu ainda não sei o que é, eles dizem tecido mas me parece algo mais emplastificado ou metalizado... sei la (as vezes entro numas que essas tecnologias são abatidas de UFOS, não?), a principio você vê esse vídeo e pensa, ah que lindo a BMW vai fazer agora carros de panos, por que, qual a moral?? Mas ao final do vídeo tu já tem uma impressão completamente oposta, é muito loco, o carro parece que tem uma pele, e muda de formas e se movimenta chegando até a dar uma impressão de vida na maquina, como satiriza a piscadinha no final... Imaginem só a evolução disso? imagine robôs feitos por esse material, puts, as possibilidades são infinitas.. vejam por sí:



Veja também mais informações no site Webmotors

Enfim, a dádiva da transmissão de pensamentos.


"Hoje em dia as coisa já tão muito moderna ?"
- um senhor comentou para o outro hoje a tarde na saída do mercado público.
Era um senhor meio velhinho que carregava aquelas clássicas sacolinhas antigas de palha do mercado público, alias, a dele tava bem surrada , amarelada e gasta, nas alças e nas beiradas. Engraçado que a hora em que ele comentou isso foi quando passou um rapaz conversando no telefone celular e trajando um terno escuro, devia ser empresário eu acho... Dai o outro senhor que também aparentava bastante idade pois carregava uns traços fortes no rosto de pessoa cansada e trabalhadora, talvez da área rural sei la, (*bom mas dai eles não estariam comprando coisas no mercado público ? não faz sentido!!!) enfim, ele apenas afirmou com uma expressão positiva de quem tinha sido pego despercebido no assunto e não se interessou muito, na real nem sabia de que diabos o outro maluco tava falando.

Na hora me deu até uma certa pena do cara que falou... coitado... Todo empolgado achando que estaria falando algo novo e interessante pro outro e ele nem ai, talvez eles deviam se conhecer anos também. Bom, depois no caminho eu fui pensando: "Porra que choque cultural aconteceu ali ? A realidade que aquelas pessoas vivem é completamente diferente, praticamente vivem em dimensões paralelas semi-distintas, compartilham apenas as mesmas regras, mas mesmo assim, não são idênticas e nem sequer parecidas, tipo que nem ele falou mesmo, hoje em dia ta tudo moderno, ao menos para alguns..."

Então agora há pouco eu tava conversando com um amigo meu pelo msn que esta na Europa e dai lembrei disso. Pensei, puts mal sabe aquele maluco do que realmente existe, e de quanto mesmo ta moderno pro ponto de vista dele e o que ele ta acostumado, imagina o quanto absurdo deve ser pra ele isso, porque falar por mensagem instantânea pela Internet pra quem não ta acostumado deve ser difícil pra caramba de ser compreendido, tipo, chegamos num ponto em que as fronteiras da compreensão se afastaram muito pra alguns. Imagine se eu estivesse há 500 anos atrás, onde a única forma de comunicação entre pessoas longe assim era a carta.. tente pensar na internet pelo ponto de vista dessa pessoa. imagine que o máximo que a mente pode conceber seja aquilo, a carta, o papel e a caneta... e agora mude, para o computador, viu?
É como se a carta se transforma-se em uma maquina de design inconcebível, como você descreveria isso com a limitação de sua cabeça naquela época? A carta que você envia é recebida automaticamente pela outra pessoa e ela responde na hora? Olha que ideia absurdamente ridícula! mas é fato.. que viagem ? Imagina então isso há 2008 anos atrás...
Claro que o caso desse senhor da "roça" (será?) que eu encontrei no mercado também não chega assim tanto... mas mesmo assim. Enfim, a lição que eu tirei disso é: Deve-se sempre contar com o inesperado, e nesse mundo ninguém pode ter a mínima certeza de nada...

domingo, junho 08, 2008

Ritalina = Metilfenidato

Muita gente vem aqui em busca de informação sobre a Ritalina, medicamento que eu tomo conforme ja descrevi em alguns posts anteriores, e me enviam email, e comentários querendo saber mais a respeito. Confesso que me sinto lisonjeado por poder ajudar essas pessoas assim como consegui ajudar a mim mesmo até iniciar o tratamento com o medicamento. Enfim, infelizmente eu acabo não conseguindo responder tantos emails, então para tentar automatizar um pouco as coisas em prol dos meus leitores, segue uma breve descrição segundo o Wikipédia do nome da substância química utilizada na Ritalina, o Metilfenidato. Espero que ajude.

"Metilfenidato é uma substância química, utilizada como fármaco do grupo das anfetaminas com ação no lóbulo pré-frontal. É usada para tratamento medicamentoso dos casos de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Pesquisas atuais demonstram que sua utilização é altamente recomendada nos casos em que o tratamento terapêutico e o acompanhamento familiar já foram iniciados. A TDAH é um transtorno metabólico neural, que resulta em comportamentos mal adaptados; o metilfenidato pode favorecer a quebra do "círculo vicioso" criado pela hiperatividade em especial.

Como toda medicação, o metilfenidato deve ser usado e dosado por profissional médico especializado neste tipo de transtorno. Por ser uma medicação psicoestimulante, seu uso provocaria uma maior produção e reaproveitamento de neurotransmissores, a exemplo: dopamina e serotonina.

Entretanto, há controvérsia sobre a produção e reaproveitamento da serotonina pelo cérebro das pessoas portadoras do TDAH. Especialistas no transtorno, atualmente, não crêem que haja prejuízo no controle deste neurotransmissor, ao contrário do que ocorre com a noradrenalina."


Para informações mais aprofundadas segue o link do artigo no Wikipedia: Metilfenidato
Leia também: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade

Fui!

quarta-feira, junho 04, 2008

Um pouco de Confúcio...


"Não falar com um homem que pode beneficiar-se com isso é desperdiçar o homem. Falar com um homem incapaz de beneficiar-se com isso é desperdiçar palavras. Um homem sábio não desperdiça nem homens nem palavras."