quinta-feira, junho 12, 2008

Enfim, a dádiva da transmissão de pensamentos.


"Hoje em dia as coisa já tão muito moderna ?"
- um senhor comentou para o outro hoje a tarde na saída do mercado público.
Era um senhor meio velhinho que carregava aquelas clássicas sacolinhas antigas de palha do mercado público, alias, a dele tava bem surrada , amarelada e gasta, nas alças e nas beiradas. Engraçado que a hora em que ele comentou isso foi quando passou um rapaz conversando no telefone celular e trajando um terno escuro, devia ser empresário eu acho... Dai o outro senhor que também aparentava bastante idade pois carregava uns traços fortes no rosto de pessoa cansada e trabalhadora, talvez da área rural sei la, (*bom mas dai eles não estariam comprando coisas no mercado público ? não faz sentido!!!) enfim, ele apenas afirmou com uma expressão positiva de quem tinha sido pego despercebido no assunto e não se interessou muito, na real nem sabia de que diabos o outro maluco tava falando.

Na hora me deu até uma certa pena do cara que falou... coitado... Todo empolgado achando que estaria falando algo novo e interessante pro outro e ele nem ai, talvez eles deviam se conhecer anos também. Bom, depois no caminho eu fui pensando: "Porra que choque cultural aconteceu ali ? A realidade que aquelas pessoas vivem é completamente diferente, praticamente vivem em dimensões paralelas semi-distintas, compartilham apenas as mesmas regras, mas mesmo assim, não são idênticas e nem sequer parecidas, tipo que nem ele falou mesmo, hoje em dia ta tudo moderno, ao menos para alguns..."

Então agora há pouco eu tava conversando com um amigo meu pelo msn que esta na Europa e dai lembrei disso. Pensei, puts mal sabe aquele maluco do que realmente existe, e de quanto mesmo ta moderno pro ponto de vista dele e o que ele ta acostumado, imagina o quanto absurdo deve ser pra ele isso, porque falar por mensagem instantânea pela Internet pra quem não ta acostumado deve ser difícil pra caramba de ser compreendido, tipo, chegamos num ponto em que as fronteiras da compreensão se afastaram muito pra alguns. Imagine se eu estivesse há 500 anos atrás, onde a única forma de comunicação entre pessoas longe assim era a carta.. tente pensar na internet pelo ponto de vista dessa pessoa. imagine que o máximo que a mente pode conceber seja aquilo, a carta, o papel e a caneta... e agora mude, para o computador, viu?
É como se a carta se transforma-se em uma maquina de design inconcebível, como você descreveria isso com a limitação de sua cabeça naquela época? A carta que você envia é recebida automaticamente pela outra pessoa e ela responde na hora? Olha que ideia absurdamente ridícula! mas é fato.. que viagem ? Imagina então isso há 2008 anos atrás...
Claro que o caso desse senhor da "roça" (será?) que eu encontrei no mercado também não chega assim tanto... mas mesmo assim. Enfim, a lição que eu tirei disso é: Deve-se sempre contar com o inesperado, e nesse mundo ninguém pode ter a mínima certeza de nada...

Um comentário: