domingo, junho 08, 2008

Ritalina = Metilfenidato

Muita gente vem aqui em busca de informação sobre a Ritalina, medicamento que eu tomo conforme ja descrevi em alguns posts anteriores, e me enviam email, e comentários querendo saber mais a respeito. Confesso que me sinto lisonjeado por poder ajudar essas pessoas assim como consegui ajudar a mim mesmo até iniciar o tratamento com o medicamento. Enfim, infelizmente eu acabo não conseguindo responder tantos emails, então para tentar automatizar um pouco as coisas em prol dos meus leitores, segue uma breve descrição segundo o Wikipédia do nome da substância química utilizada na Ritalina, o Metilfenidato. Espero que ajude.

"Metilfenidato é uma substância química, utilizada como fármaco do grupo das anfetaminas com ação no lóbulo pré-frontal. É usada para tratamento medicamentoso dos casos de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Pesquisas atuais demonstram que sua utilização é altamente recomendada nos casos em que o tratamento terapêutico e o acompanhamento familiar já foram iniciados. A TDAH é um transtorno metabólico neural, que resulta em comportamentos mal adaptados; o metilfenidato pode favorecer a quebra do "círculo vicioso" criado pela hiperatividade em especial.

Como toda medicação, o metilfenidato deve ser usado e dosado por profissional médico especializado neste tipo de transtorno. Por ser uma medicação psicoestimulante, seu uso provocaria uma maior produção e reaproveitamento de neurotransmissores, a exemplo: dopamina e serotonina.

Entretanto, há controvérsia sobre a produção e reaproveitamento da serotonina pelo cérebro das pessoas portadoras do TDAH. Especialistas no transtorno, atualmente, não crêem que haja prejuízo no controle deste neurotransmissor, ao contrário do que ocorre com a noradrenalina."


Para informações mais aprofundadas segue o link do artigo no Wikipedia: Metilfenidato
Leia também: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade

Fui!

Um comentário:

  1. Anônimo6:31 PM

    comecei a tomar ritalina 10mg ontem
    aconselho a tds q procurem um psiquiatra

    ResponderExcluir