segunda-feira, julho 09, 2007

Ritalina ou não Ritalina, eis a questão...


um mês comecei a tratar uma distúrbio que sempre me acompanhou desde a minha infância, TDAH, ou seja.. deficit de atenção.. na real, eu ainda não me convenci de que isso seja um distúrbio, afinal é uma característica que define a minha personalidade, tenho que admitir que uns 80% da minha criatividade, vem graças a esse meu "distúrbio", não vejo nada de errado em ser pensante e não impor limites pra isso, eu sempre fui feliz assim, o problema na verdade não está em mim, e sim em como eu me encaixo na sociedade sendo uma pessoa dessa maneira, ou seja, não encaixo.. pessoas com TDAH tem dificuldades em cumprir tarefas monótonas e repetitivas, ou cumprir horários e agendas.. ou seja, cumprir! consequentemente correm o risco de ser tachadas de VAGABUNDO! (que ironia não? deveria eu mudar o domínio do blog??? bom...) Eu sempre me senti mais a vontade em tarefas como, pintar, escrever, tocar ou simplesmente ficar cultivando ideias, projetos.. ou seja, coisas que não exijam uma atenção extremamente focal, apenas um pouco de tempo sobrando e em maior parte, criatividade... afinal meu ponto forte sempre foi a criação, porém, transformar essas ideias e projetos em coisas concretas é a parte em que exige exatamente o meu ponto fraco! ai que entra a Ritalina! (pilulas anti-Haroldo, vide charge ao lado) Tenho que confessar que desde que comecei a tomar o medicamento, notoriamente passei a ser uma pessoa ultra produtiva, com horário pra tudo, e minha vida profissional realmente passou a evoluir, mas admito que no fundo além de me sentir meio mal por depender de um medicamento que sei la de onde vem, e quantas mãos "embundadas" passaram por ali antes de ele ser embalado, eu me sinto um pouco traidor comigo mesmo, sinto até uma certa dualidade.. como se eu tivesse apagando o meu verdadeiro eu, e ainda pra completar, minha psicóloga vem com uns papos tipo, "agora tu é um novo edner", "esquece o velho edner ja era".. PORRA!!! eu não quero deixar de ser eu mesmo caralho.. será que ela acha que isso é um comentário que me deixa feliz??? hahaha bom, de qualquer forma, me encontrei em uma incógnita e em uma das situações de que eu mais odeio na vida... o peso de tomar uma decisão drástica, que ira afetar todas as jogadas do "resto do tabuleiro".. tomar ou não tomar ritalina? Ser ou Não ser, eu mesmo... eis a questão...

15 comentários:

  1. Anônimo6:42 PM

    Legais os seus comentários sobre a ritalina cara, eu passo pelo mesmíssimo dilema? Mas e aí, vc continua tomando? Sua criatividade enfraqueceu?

    Abraço!

    Gregorio.

    gregorioavila@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4:05 PM

    Em cima desse post acho que a ritalina não precisa te fazer um novo eder. Não há aquele baita brainstorm, beleza, mas se você se concentrar (e a ritalina ajuda bastante), você pode se sentir você mesmo. Basta fazer o que fazia antes, com responsabilidade. Nas horas vagas toque seu violão, pinte, tenho certeza que o remedio não vai te atrapalhar. Você é o mesmo, só não está acustumado a organizar seus pensamentos, e isso incomoda um pouco, pelo menos em mim que estou no 2º dia de medicação. No mais um particularidade minha: tenho sentido uma espécie de ausencia de sentimentos, que no fundo não é ausência, mas é que eu sempre fui intenso com meus sentimentos, e aí vale tanto pros negativos quanto pros positivos, e isso tem me preocupado um pouco, sente-se também da mesma forma?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3:01 PM

    hey...
    tudo bom??

    Bom..eu tava na mesma 'paranóia' q vc!
    infelizmente..mais eu acompanheii a minha psicóloga..minha Neurologista..e ouvi a Deus!
    e..tudo deu certo e está dando certo na minha vida!
    eu tb tava fuçando na net..e coloqueii 'ritalina'..só pra saber..nem sei o pq..acho q foi intuição.. e vi teu blog e lii e relii...e tipo..histórias IDENTICAS! vlw pelo conselho..ñ foi em vão!

    Brigadão!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3:07 PM

    Oiiiee...meu nome eh Joyce..
    putz cara..to na mesma...tipo..será q tira a criatividade??eu tb pintava...jogava volei com mais precisão...tinha 'cada ideiia mirabolante ' com minhas amigas e irmãos!putz..tava malzona..mais aii ñ desisti! aii q entra Deus na tua vida 'pacata'...
    usahusa..entrei no teu blog do nada e to te 'aconselhando'..bom..aconselhando naum..exopondo a minha idéia e meu pensamento!
    hehehe...voltei com tudo..continuei com a medicação..[ritalina]..e oq vc pode fazer?

    CONFIAR EM VC MESMO..aii sim vc vai Longe!

    espero q entenda!
    ^^

    vlw³

    Intéé

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2:41 AM

    yeah galera!!!
    tow numa faze q estou passando por uma situação q pelo q eu tenho lido a respeiro da ritalina e do tdah acho q ela pode me ajudar muito. Tem serios problemas com minhas ideias(que são otimas)mas nunca concluidas e isso esta me deixando mal.e infelizmente estou no situação q n posso pagar um psicologo. Comecei a fazer yoga...e digo a vcs tem me ajudado muito, mas n consigo me concentrar para organizar minhas ideias e o tempo passa as ideias morrem surgem outras e morrem e eu toe estou indo no barco...tow mazão...mas vai passar.Boto fé
    leiam sobre o yoga...trabalha muito o autoconhecimento a concetração.

    galera sei q é malzão pedir algo, ainda mais q n seja correto, mas se alguem poder me ajudar a compra a ritalina eu agradeço. de verdade.
    tow precisando de uma recita ou deposito a grana vc me mandam o remedio. valeu

    paz...
    Tico Roots
    http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=10050330233250103003
    tiaguinho_roots@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. "eu me sinto um pouco traidor comigo mesmo, sinto até uma certa dualidade.. como se eu tivesse apagando o meu verdadeiro eu".

    Cara, às vezes eu acho que sou dois :P. Um que quer fazer o que der vontade quando der vontade (e sempre é algo que exija mais criatividade que outra coisa) e outro que tem que fazer coisas mais sérias, com prazo (e que dê dinheiro!).

    Li dois posts, este e o posterior, e eu me sinto igual a você "pré-ritalina". A primeira vez que li essa palavra foi agora, um cara dizendo que era bom pra ficar acordado (comunidade no Orkut sobre Cálculo). Vou pesquisar e ver crio coragem pra procurar quem me dê a receita (eu tenho um medo da porra de remédio tarja preta!:S)

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4:56 PM

    Depois de constatado o tal deficit de atenção vc. será obrigado a dar continuidade ao medicamento isso é fato. Acontece que eu comprei três caixas do medicamento e entrei de férias na escola, não atentando para o prazo de validade. Agora tentei trocar as caixas com a farmácia e com a indústria e ninguem troca. Há uma lei que proibe a troca na farmácia de remédios tarja preta mas não diz o que tenho que fazer com esse medicamento. Será que o Meio Ambiente pode tomar ritalina na veia? Que fabricantes são esses que não se responsabilizam por essa substância que manipulam? Como posso não ficar no preju? Que País é esse? EU QUERO A MINHA RITALINA!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8:33 PM

    edner passei pelo mesmo dilema que vc pior ainda era a vida de minha filha, sua personalidade.Desde que nasceu percebi que ela era diferente de outras cr ,era agitada ,impaciente, nervosa.Na primeira serie so reclamações da prof ,na segunda levei-a ao neuro ele disse q ela tem disritmia cerebral começou tomar depacot, mas a agitação continuou , o medico receitou tbem a ritalina ,então levei-a ao psicologo e ele disse que ela e hiperativa.entao dei a ritalina. A profa so elogia mas olho ela tao quietinha sobre o efeito do remedio sinto uma ponta de culpa.

    ResponderExcluir
  9. baaah eu também comecei a tomar ritalina desde o ano passado e volta e meia eu fico me xingando pelo mesmo motivo:

    "eu me sinto um pouco traidor comigo mesmo, sinto até uma certa dualidade.. como se eu tivesse apagando o meu verdadeiro eu"

    ... que merda..

    falouuu!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo7:44 PM

    OI, não uso esse medicamento, mas tou com um problemão. Meu filho é assim tb, ele só tem 6 anos, a médica passou o medicamento em dezembro e até hj não me decidi. Só uma pergunta. Para ele ficar concentrado, terá q tomar para sempre?Me respondam c urgência q estou para enlouquecer, pois meu filho é sempre reclamado por ser muito agressivo e agora, com seis anos, é a 5ª escola por qual ele passa.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá, poise bem eu passei pelo mesmo dilema de ter de tomar o medicamento pra sempre, porém como eu ja falei em alguns outros posts que escrevi, hoje em dia não tomo o medicamento sempre, administro ele e tomo apenas quando preciso me concentrar muito, as vezes para tocar, ou quando preciso fazer algum trabalho muito prolongado. Mas enfim, isso pode variar de pessoa a pessoa, o melhor seria conversar com o psiquiatra, pois como você disse , seu filho é agressivo, e uma das contras indicações da Ritalina é justamente provocar agressividade, te aconselho a dar uma lida neste post que escrevi também: http://www.cronicasdeumvagabundo.com.br/2009/02/sera-que-eu-devo-tomar-ritalina.html
    espero ter ajudado, Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Amanhã, 26/05 começo com a ritalina. Tomo há 3 semanas o wellbutrin 150mg para controlar o humor e a ansiosidade. Tenho 28 anos, tranquilão da vida, sou professor de educação física (ef) do Estado do RJ, com uma especialização em ef escolar e estou tentando concluir um mestrado em educação na UFF (to ficando louco, pois já passou bastante do prazo!). Já fui professor substituto na UFJF, sou militante comunista e músico (toco teclado), fora outras coisas menores que faço (ou tento fazer). Porém, todos esses muitos projetos sempre "empurrei com a barriga", ou "levei nas coxas"! Sempre insatisfeito, atrasado, bagunçado, desligado, bem no tipo destes relatos de vcs. A saída para buscar a felicidade era fazer o que vinha na cabeça, contrariando a felicidade que deve vir com a conclusão de cada projeto. É fox! Tudo passa a ser meio invertido. Sempre achei que podia e posso ser melhor em todas essas coisas (ou dar as devidas prioridades) e que algo me limitava, até que minha namorada apontou para o centro do problema: "É TDAH, só pode ser. Estude isso!". Fiz minha segunda consulta hoje com uma psiquiatra no Rio de Janeiro (Dra Gabriela Dias). Estou criando dívidas sim, mas em breve sei que será bem melhor. Tenho aversão a medicamentos, contudo, estou tentando ser forte para construir e conhecer um renovado EU. Estou insatisfeito mesmo! Tenho convicção de que a ritalina não mudará minha personalidade, mas a aperfeiçoará. É o meu recado. Prometo escrever novamente aqui após as primeiras sensações que tiver da ritalina. Desculpe o tamanho do comentário, mas é que ainda não estou tomando a "rita" (rsrs). Deixa eu ir, pois "tenho que...". Ah, grande blog para os dda! Bela iniciativa e estímulo!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo1:15 AM

    Meu nome é Thiago e há poucos dias (cerca de uns dois meses) descobri que tenho TDAH (DDA). Tudo bem que ainda não consultei (consulta marcada para agosto 2009), mas todos os testes q faço dão que sou DDA. Não digo testes pés-de-chinelo, mas testes de sites seríssimos, como do Instituto Paulista de Déficit de Atenção. NO primeiro teste que fiz, de 15 perguntas, me encaixava em todos. Em outro teste que fiz, respondi a 32 questões sobre DDA e obtive 81 a 100 pontos, sobre o que diz o resultado do teste: Estes resultados (número e intensidade de sintomas) sugerem que você pode ser portador de TDAH Adulto, com intensidade moderadamente elevada ou elevada. Todos os dias esqueço objetos, compromissos. Sou muito desatento, esqueço nomes de pessoas. Todo dia digo no mínimo cinco vezes: esqueci. É muito constrangedor querer lembrar de uma música e não conseguir, querer lembrar de um filme e não lembrar fatos corriqueiros. Toco saxofone há cinco meses aprox. e coloco meu MSN à disposição daqueles que queiram me adicionar: thiago_nk_sax@hotmail.com Este será meu quarto vestibular. A possibilidade de ter DDA me tirou um fardo pesadíssimo que eu carregava. Sinto-me aliviado, sabendo que meu futuro não está compremetido pela minha "preguiça", "esquecimento", "irresponsabilidade" e "vagabundagem". Adicionem-me. Abraços e melhoras a todos"

    ResponderExcluir
  14. Muito legal.Vc ajuda muito aqueles que se apavoram(por exemplo:Eu) diante de tomar ou não a Ritalina.Meu filho começou a tomar e está sem fome .E agora?Gostaria que vc me explicasse se é assim mesmo?
    Abraço.
    Margarida.

    ResponderExcluir
  15. Olá Margarida, sim o medicamento inibidor de apetite, afinal é por isso que muita gente toma pra emagrecer, é importante que seu filho se alimente bem quando não estiver sob o efeito do medicamento. Espero ter ajudado, Abraço!!

    ResponderExcluir